quarta-feira, 5 de novembro de 2008

OBAMA É ELEITO O PRÓXIMO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS


Com o comparecimento recorde de quase 66% dos eleitores às urnas, o democrata Barack Obama vence as eleições para presidência dos Estados Unidos. Obama dedicou a vitória àqueles eleitores que acreditaram na mudança real.
Para vencer, Obama precisava de 270 votos no colégio eleitoral. O democrata superou esse número e alcançou ao menos 342 votos,enquanto seu adversário, John McCain, ficou 199 pontos atrás, ou seja, obteve 143 votos. A vitória de Obama pode ser comparada à de Bill Clinton, que nas eleições de 1996 conseguiu 379 votos no colégio eleitoral contra 159 do republicano Bob Dole.
Uma das maiores conquistas de Obama foi na Virgínia. Apesar de a vitória do democrata ter sido apertada -- 51,8% contra 47,3% para McCain-- há 40 anos somente republicanos ganhavam no Estado.
O democrata ganhou impulso para vencer as eleições pela sua imagem como melhor candidato para acabar com a crise financeira e pelo apoio entre os operários.
Fortalecido, não só pelos altos números na eleição, como também pela vitória dos democratas contra os republicanos na renovação dos senadores, obtendo 54 eleitos contra 40 do partido contrário, Obama assume o cargo de presidente no dia 20 de janeiro de 2009.
Em seu primeiro pronunciamento depois de eleito,Obama agradeceu os eleitores: "Se pessoas ainda têm dúvidas de que a América é o lugar onde as coisas são possíveis, que ainda acreditam que o sonhos dos nossos fundadores ainda estão vivos, se ainda questionam o poder da nossa democracia, esta noite é a sua resposta"

Em discurso após a derrota eleitoral, o republicano John McCain disse ser inevitável o desapontamento, mas acrescentou que continua servindo ao país e parabenizou Obama pela vitória: “Desejo boa sorte ao homem que foi meu oponente e será meu presidente. E peço a todos os americanos, como fiz freqüentemente nesta campanha, que não se desesperem diante das atuais dificuldades, mas que acreditem, sempre, na promessa e na grandeza dos Estados Unidos, porque nada é inevitável aqui.”


Pode-se ler na íntegra acessando os seguintes links:
Obama diz que vitória é resposta para eleitores que desejam mudança
05/11/2008 – às 03h23

Obama é primeiro presidente negro dos EUA em votação que mudou mapa eleitoral
05/11/2008 – às 10h33
05/11/2008 – às 11h28

Um comentário:

Bruna disse...

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL239363-5602,00-ENTENDA+COMO+E+A+ELEICAO+NOS+EUA.html#vejaabaixo - Isto é a explicação do sistema eleitoral americano

http://elections.nytimes.com/2008/results/president/map.html - The New York Times